Qual a importância do atendimento humanizado na saúde?

Você sabia que os bons relacionamentos podem afetar a sua saúde e bem-estar? Um estudo realizado durante 75 anos pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, identificou que ter bons relacionamentos é o principal fator de nos manter saudáveis e felizes.

O ser humano é um ser social, ou seja, precisa da interação com o ambiente e com outros indivíduos. Então, quando ficamos doente, os remédios e tratamentos deveriam ser apenas uma parte do protocolo. É fundamental também termos boas relações sociais para nos auxiliarmos na recuperação de uma doença ou, até mesmo, na prevenção e na manutenção da saúde como um todo. Daí a importância também da humanização no atendimento médico.

Conforme a revista Nursing pontua, a tecnologia é uma excelente aliada da saúde, mas outra “ferramenta” tem sido adotada pelas equipes médicas nas clínicas e hospitais. Essa “ferramenta” é a humanização no atendimento que traz mais proximidade na relação do médico e paciente, possibilitando mais confiança entre ambas as partes.

Para saber mais sobre este tema, no post de hoje vamos abordar o que é um atendimento humanizado na saúde e entender qual a sua importância e os seus benefícios no curto, médio e longo prazo.

O que é atendimento humanizado?

A humanização na saúde é uma abordagem que permite relações acolhedoras entre equipes médicas e pacientes. Segundo o portal FIA Business School, o atendimento humanizado é a busca pelo melhor atendimento para os pacientes e as melhores condições de trabalho para as equipes médicas.

A humanização na saúde é contrária aos atendimentos e tratamentos padronizados, já que essa medicina tradicional muitas vezes distancia o paciente do médico. A humanização é justamente a aproximação e construção de confiança entre as duas partes, com as decisões sendo tomadas conjuntamente, respeitando as particularidades de cada paciente.

Porém, é importante ressaltar que a padronização nos atendimentos é essencial para manter a equidade nos tratamentos. Mas a equipe médica deve entender que estão lidando com pessoas e que o bem-estar delas deve ser a prioridade em qualquer caso.

Qual o objetivo e os benefícios do atendimento humanizado?

O principal objetivo do atendimento humanizado na saúde é melhorar a qualidade dos atendimentos e, consequentemente, potencializar os tratamentos indicados. Essa potencialização pode aumentar as chances de sucesso na recuperação e, ainda, reduzir o tempo para a cura.

Outro fator crucial do atendimento humanizado é que nele é levado em consideração todas as áreas da vida do paciente, tais como:

  • Histórico do paciente, incluindo doenças, traumas e acompanhamento médico já realizado;
  • Doenças já existentes;
  • Genética;
  • A relação com a família;
  • As atividades laborais e hobbies que este paciente executa constantemente;
  • Estado emocional e doenças psicológicas;
  • E, até mesmo, a perspectiva que o paciente tem sobre a vida.

Tudo isso porque a humanização tem como finalidade orientar a escolha e eficácia dos tratamentos e prevenções recomendadas, tendo como prioridade a qualidade de vida e o bem-estar do paciente. Quando um paciente se sente acolhido, ele tende a fazer melhores escolhas e de forma mais rápida.

Porém, não podemos confundir humanização com apenas um tratamento acolhedor e sem investigações. O atendimento humanizado serve para tratar com dignidade e respeito os pacientes, mas o médico não pode negligenciar a investigação profunda das queixas e sintomas. O que muda no atendimento humanizado é que o diagnóstico será realizado com mais empatia e cuidado ao paciente como um todo e não somente como uma doença.

Confira alguns benefícios do atendimento humanizado na saúde:

  • Profissionais éticos;
  • Confiança e segurança;
  • Acolhimento e empatia;
  • Melhores resultados na recuperação de tratamentos;
  • Tratamentos individualizado e exclusivo para cada paciente;
  • Respeito pelas decisões do paciente;
  • E busca por uma melhor qualidade de vida.

Qual a importância do atendimento humanizado na saúde?

De acordo com o portal TOTVS, a humanização no atendimento é importante tanto na relação de respeito e confiança entre profissional e paciente quanto na rotina das equipes médicas, assegurando melhores condições de trabalho.

Além disso, o atendimento humanizado traz uma maior satisfação ao paciente e seus familiares, ampliando uma eficácia maior nos tratamentos e prevenções. Sendo que isso é possível por conta da rápida troca de informações e aproximação entre médico e paciente.

Portanto, o atendimento humanizado na saúde só traz benefícios para todas as partes. Essa abordagem é direcionada para escutar a real necessidade do paciente e garantir o máximo da qualidade de vida e bem-estar para ele.

Medicina Concierge e o atendimento humanizado na saúde

Neste contexto de humanização na saúde e uma maior conexão entre médico e paciente, a figura do médico concierge ganha relevância.

A Medicina Concierge está relacionada com a medicina integral e completa, que reforça o olhar para o paciente como um todo e não somente como um sintoma ou doença atual.

A Medicina Concierge abrange a integridade do indivíduo (link texto 2) para proporcionar melhores resultados de tratamentos e do seu bem-estar, tratando e entendendo os seus pacientes muito além de especialidades médicas.

O médico que adota a Medicina Concierge está optando por um atendimento personalizado e humanizado para cada paciente. Não são apenas as queixas desses pacientes que importam, mas, também, toda a sua trajetória de vida e a sua saúde como
um todo.

Gostou de saber mais sobre atendimento humanizado para um melhor bem-estar das pessoas? Conheça mais Dra. Marise Gomes: com quase 30 anos de experiência profissional, ela está trazendo para o Brasil o conceito de Medicina Concierge e Atendimento Humanizado. Acesse o site e confira mais detalhes! (colocar link para o
site)

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