Após tantas evoluções tecnológicas, a área da saúde foi uma das mais impactadas. A tecnologia foi muito positiva para a medicina, pois trouxe inúmeras descobertas, prevenções, exames, medicamentos e tratamentos novos.
Porém, com tanta agilidade nos processos e um hiperfoco nas doenças, a integralidade do paciente foi sendo deixada de lado. Até mesmo as especialidades médicas foi fazendo com que cada sintoma do paciente seja diagnosticado por um médico diferente.
É muito importante existir as especialidades, porém elas não devem ser tratadas isoladamente. É importante compreendermos que a saúde de uma pessoa é composta por vários fatores que interagem entre si, como o físico e o emocional.
Portanto, a medicina integrativa é uma maneira de olhar para o paciente como um todo e buscar melhores resultados. Para saber mais sobre este tema, no post de hoje vamos contextualizar o que é a Medicina Integrativa e entender a importância do paciente ser visto de forma integral.
Afinal, o que é Medicina Integrativa?
Conforme o portal da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) informa, a medicina integrativa é uma abordagem que tem a finalidade de analisar o indivíduo como um todo e não somente buscar uma solução para o problema atual dele.
A medicina integrativa é uma prática que aborda muito além das questões fisiológicas do corpo humano: ela também envolve as questões mentais e emocionais do paciente. O objetivo dessa abordagem é fornecer um atendimento médico humanizado e flexível de acordo com as necessidades e particularidades de cada paciente.
Segundo o portal Summit Saúde e Bem-Estar, a medicina integrativa tem dois princípios. São eles:
- Reconhecer que a medicina tradicional não é apta a lidar com todos os quadros clínicos, necessitando de um atendimento multidisciplinar;
- E que a participação ativa do paciente é imprescindível para essa abordagem, já que todas as decisões de tratamentos e prevenções serão feitas entre médico e paciente.
Essa participação ativa do paciente é uma forte característica da medicina integrativa, pois o paciente se sente incluído e respeitado, tendo grandes chances de aproveitar os tratamentos integrativos.
Então, o bem-estar do paciente é levado em consideração em qualquer decisão. Isso porque a medicina integrativa busca reduzir efeitos colaterais de determinados tratamentos, o estresse e as sensações de medo e ansiedade.
É importante ressaltar que a medicina integrativa não serve somente para tratamentos as doenças. Mas ela também é uma excelente opção para quem busca se prevenir e cuidar de sua saúde de maneira integral.
Quais os benefícios da Medicina Integrativa?
Todos os métodos utilizados na medicina integrativa são para curar e aumentar a qualidade de vida e bem-estar dos pacientes. É importante compreender que uma boa saúde é formada através do equilíbrio de todas as áreas da vida. Ou seja, uma boa saúde é muito mais do que a ausência de sintomas físicos (fonte: AmpliMed).
As principais vantagens de os pacientes serem vistos de forma integral são:
- Melhoria contínua no seu bem-estar;
- Diminuição de dependência de medicamentos;
- Compreensão das causas dos problemas e dos sintomas;
- Olhar holístico para a saúde;
- Melhoria no processo de recuperação dos pacientes;
- Tratamentos menos invasivos e de acordo com a vontade do paciente e familiares;
- Maior engajamento e motivação nos tratamentos;
- Prevenção de doenças e, consequentemente, menos gastos com a saúde;
- Controle de efeitos colaterais nos tratamentos tradicionais;
- E, até mesmo, uma adoção de estilo de vida mais saudável pelo próprio paciente.
O tratamento humanizado e integral também auxilia o paciente a entender o seu próprio corpo e suas próprias emoções, fornecendo meios para lidar com a saúde física e mental de uma forma mais leve e cuidadosa.
Além disso, essa abordagem pode ajudar até mesmo os familiares do paciente em casos de tratamentos mais invasivos e quadros mais graves.
Quando é importante ter um acompanhamento por um médico concierge?
A Medicina Integrativa é qualificada para todas as situações do dia a dia, desde a prevenção até o tratamento de doenças. Além dos benefícios citados anteriormente, essa abordagem médica possibilita uma relação confiável entre médico e paciente, já que as decisões são tomadas conjuntamente.
Portanto, independentemente da sua situação atual, a medicina integrativa é capaz de atender todas as necessidades e alcançar melhores resultados do que somente os tratamentos e prevenções da medicina tradicional.
Neste contexto, a figura do médico concierge ganha relevância. A Medicina Concierge está relacionada com a medicina integral e completa, que reforça o olhar para o paciente como um todo e não somente como um sintoma ou doença atual.
A Medicina Concierge abrange a integridade do indivíduo para proporcionar melhores resultados de tratamentos e do seu bem-estar, tratando e entendendo os seus pacientes muito além de especialidades médicas.
O médico que adota a Medicina Concierge está optando por um atendimento personalizado e humanizado para cada paciente. Não são apenas as queixas desses pacientes que importam, mas, também, toda a sua trajetória de vida e a sua saúde como um todo.
Gostou de saber mais sobre Medicina Integrativa e como o médico concierge pode ser um aliado estratégico para a saúde e bem-estar da sua família?
Que tal conhecer mais Dra. Marise Gomes: com quase 30 anos de experiência profissional, ela está trazendo para o Brasil esse conceito de Medicina Concierge. Acesse o site e confira mais detalhes!